Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Teoria Social de Pareto (1)

por calculadora-on-line, em 28.10.12

Teoria Social de Pareto


Teoria social de Pareto é baseado nos seguintes princípios:

- A empresa é baseada em sentimentos de simpatia mútua entre os homens que estão conectados com unidades sociais.
- Hábitos imitar, mas não pode ser explicado como nascer. Eles são tão inexplicável como tabus, moralidade e religião. Desejo de uniformidade -. Não é derivado de simpatia, mas a imitação.
- É errado que a ciência tem leis absolutas e necessária e imutável. Eles simplesmente descobrir uniformidades (uma constante em fatos) que são chamadas de leis.
- A experiência objetivo é o único juiz que apóia a ciência. Seu campo é muito pequena e não admite que ele invade. A ciência está limitada a observação e experiência. Devemos distinguir entre proposições verdadeiras e úteis.
- Ações do homem em sociedade dependem de seu estado psicológico, como eu podia ver.
Pareto demonstra a impossibilidade de regras objetivas sobre que tipo de Estado é preferível para uma sociedade. Nem dá uma idéia clara do que é a cárie. A história pode ser em ciclos ou ondas.

Teoria das elites

Elite ou Elite é um grupo minoritário dentro de uma sociedade e de ter um estatuto mais elevado do que outros membros da mesma

No final do século XIX começam a formular idéias sobre a desigualdade. "A seleção das Espécies" de Darwin aplicada à sociologia. O homem é o sobrevivente (o mais habilidoso, o mais forte). Segundo Pareto fortes sobrevivem. A idéia de Pareto, sobre a sociedade, é uma adaptação do mais forte.

Pareto aponta que os homens não são iguais. Para este tipo de projeto permite-nos fazer sentido de um modelo de sociedade em que, basicamente, reina a desordem (e não respeitados hierarquias sociais), temos de impor uma sociedade em que são pirâmides aninhados refletem desigualdades

A restauração do antigo modelo feudal foi o que inspirou a sua teoria de Pareto elitista.

- Somos todos desiguais, assim, construir uma sociedade desigual, mas não juntos, mas que os superiores são responsáveis pela construção, aqueles que pertencem à elite.

- A realização de um determinado modelo de vida social tem vindo a lutar pelos princípios de liberdade, igualdade, e assim por diante, em desacordo com as elites..

Além do problema do elitismo teve um forte rali nas grandes guerras da primeira metade do século XX, a dinâmica do capitalismo europeu exigem cada vez mais a criação de profissionais especializados aumentou espírito competitivo, e isso resulta lógica, a abertura da pirâmide social, a luta para estar no topo.

 

Este reavivou a teoria das elites, tanto social como economicamente, mas não na política. Portanto, a teoria de Pareto das elites como a sociedade de grande força vem de volta.

 

Dentro de uma sociedade pode existir várias elites, em função dos interesses particulares de cada um. A existência dessas elites em plural está relacionada com a diferenciação crescente da sociedade. Na medida em que diferentes campos sociais estão se tornando cada vez mais autônomo (arte, economia, ciência, política, etc), estão emergindo elites sectoriais defendendo seus próprios pontos de vista. Sob esse ângulo, um dos problemas centrais das sociedades modernas é a integração horizontal, ou seja, manter relações harmoniosas entre o sector meio diferente de elite. Além disso, eles também têm o desafio de integração vertical, isto é, o estabelecimento de um contacto de fluido comum com a população.

 

Na história do pensamento social esta questão tem sido estudada desde a antiguidade, a partir de conceitos de sabedoria e virtude. No entanto, até o final dos séculos XVIII e XIX, quando a noção de elite torna-se muito relevante. O aparecimento do termo na elite francesa está intimamente relacionado com os ideais republicanos, enquanto a demanda simboliza o conceito de que aqueles que exercem o poder deve ser escolhido "por suas virtudes e méritos" e não por causa de sua ascendência.

 

Atualmente, há um consenso de que as elites são necessárias na sociedade e que preferem pensar em sua ausência quimérico. Na verdade, com a queda do socialismo real eo fim da utopia de uma sociedade sem classes, elites lentamente voltar a ocupar um lugar central na teoria social. A característica de uma teoria das elites é o foco de conflito entre várias elites, bem como a atribuição de responsabilidade para o curso que está levando a sociedade e, finalmente, a ênfase na agência e não a estrutura. Na verdade, as elites pode ser concebida como atores-chave para permitir ou impedir uma mudança na sociedade.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:45




Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D